Páginas

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Vice Presidente do METABASE concede entrevista em rede sociais confira!



Fique Por Dentro

Meus amigos e amigas, mesmo não fazendo parte da Diretoria do Sindicato Metabase continuo sempre lutando pela categoria de onde trabalhei por quase nove anos, todos sabem que a nova Gestão do Metabase esta chegando nós seus 1 ano de Gestão e nada mais justo que fazer uma breve entrevista com grande amigo e Vice Presidente da entidade Jaílson Alves.

Entrevista autorizada pelo Vice Presidente do Sindicato Metabase, Jaílson Alves.


Fique Por Dentro, Essa entrevista tem como finalidade levar aos trabalhadores e trabalhadoras informações do Sindicato Metabase na Gestão 2013/2016, peço aqui a sua autorização para realizar essa entrevista que será publicada nos meios de comunicação inclusive no Blog do Badiinho, gostaria de saber também um pouco de sua trajetória profissional e sendo Vice Presidente de uma importante entidade sindical?

Jailson Alves R: Comecei meu trabalho servindo as forças armadas de janeiro de 1990 a setembro de 1991, voltei para catalão trabalhando um periodo de 4 anos no frigorifico local, e depois fui pra planaltina-DF, trabalhar no grupo Friboi, e depois de uns anos fui transferido para Luziânia pelo mesmo grupo, sai da empresa e trabalhei por 3 anos e meio em uma filial de bebida,em seguida Trabalhei por 2 anos em uma empresa de Laticinios proximo a Luziania a qual pertencia ao ex governador de Brasilia Joaquim Roriz e finalmente entrei na Copebras no dia 04 de janeiro de 2004 e estou até a data presente, e pra quem me conhece ou já trabalhou comigo conhece o meu jeito simples e honesto de trabalhar e de tratar o ser humano, e mesmo em cargos de chefia que ocupei ao longo de minha carreira profissional nunca deixei que isso subisse a minha cabeça ou mesmo que mudasse o meu jeito de pensar ou agir diante do fato que seja.Eu priorizo sim, o caráter  o respeito, a honestidade e a fé em Deus.



Fique Por Dentro,Vice Presidente do Sindicato Metabase de Catalão, como você avalia a gestão dessa nova chapa que esta quase completando um ano de trabalho?

Jailson Alves R:Na minha avaliação continua como a gestão anterior que tão criticada foi pelos que compunham a tal chapa e que hoje vemos em assembleias e nosso dia a dia a mesma falta de compromisso com o nosso trabalhador.


Fique Por Dentro, trabalhadores e trabalhadoras onde trabalhei durante quase nove anos estão insatisfeitos com a diretoria do metabase, motivo no qual a diretoria depois das eleições virou as costas para a classe, você sendo o representante dos trabalhadores na empresa Copebras o quê você tem a dizer?

Jailson Alves R: as cobranças para nós diretores que estamos na empresa no nosso dia a dia são com certeza maiores e mais duras, pois assumimos sim vários compromissos em campanha e que hoje não vemos resultados de tais, como por exemplo: cadê o nosso carro de som que foi prometido nas portas das empresas e que seria a nossa primeira aquisição conforme compromisso firmado por nós nas portas das empresas que fomos, pois os associados veêm que tem sindicados menores e com muito menos tempo de vida que hoje caminham só neste quesito que para mim não vejo com olhos de diretor e sim como olhos de associado como uma peça fundamental para podermos divulgar o trabalho sindical de maneira como os trabalhadores gostariam, pois durante os dias em que usamos o apoio da "Força Sindical" é o que mais queriamos que pudessemos ter o nosso proprio carro de som e hoje o que vemos são dois carros descaracterizados e que servem apenas de luxo para alguns usá-los de forma indevida . Então de que adianta termos dois carros pagos com dinheiro de associados se os mesmos não podem ser usados pelos tais.


Fique Por Dentro, como será as assembleias neste ano de 2013 com as empresa, será mesmo na porta de cada empresa, sendo que essa pratica ja aconteceu na empresa Vale Fertilizantes e agradou a todos?

Jailson Alves R: infelizmente o que ouvimos em nossa base é a mesma ladainha de sempre que a vale é um jeito de negociar e a anglo american é outro, mas como assim porque que na porta da vale fertilizantes xingam,balbuciam , esperneiam e tudo mais e quando é para ir na porta da anglo american os mesmos tem medo? Afinal jeito de trabalhar e defender o trabalhador tem de ser unificado e unico com as empresas , pois respeito não se impõe e sim se conquista e como querem adquirir o respeito devido em negociações se o jeito de negociar é sempre o mesmo, o jeito de fechar os acordos coletivos são sempre os mesmos e porque os que são diretores e funcionários tem medo de negociar com uma empresa de maneira igual? Afinal quem aceitou o desafio de ser sindicalista já sabia do que os aguardava e isso não era segredo para ninguém e o que não conforma os trabalhadores é justamente isto este jeito de negociar que tanto foi prometido em campanha de mudar e que até agora o que vemos foi que mudou apenas as pessoas que negociam , pois o jeito ainda é o de gestão anteriores sim, pois afinal cadê o carro de som na porta das empresas conforme foi prometido pelo menos para anunciar as assembleias em porta de fabrica? ninguém vai chegar em porta de empresa xingando ninguém ou mesmo rebaixando ninguém o que queriamos ver é apenas as promessas que foram feitas fossem cumpridas ao pé da letra, pois ninguém é obrigado a prometer nada mais a cumprir o que prometeu sim.Desculpa de não ter carro de som não cola, pois a força sindical e sindicatos aliados a ela nunca nos negou esse favor toda vez que pedimos e garanto que não seria diferente nesta situação.


Fique Por Dentro, um sindicato do tamanho que e hoje abrange varias empresas de fertilizantes e misturadoras, sabemos que na empresa copebras o numero de trabalhadores e trabalhadoras e mais do que nas demais empresas, e você ocupando um cargo de Vice Presidente não deveria estar no sindicato, me explica como vai ficar sua situação, porquê apenas um representante e liberado?

Jailson Alves R: pra começar como é de conhecimento de todos, há pelo menos doze anos em que conheço a história do sindicato de perto, este mesmo que já tem mais de vinte anos, pelo que lembramos é a primeira vez em que um vice presidente não consegue liberalidade pra poder ficar a disposição do trabalhador na base. Estranho não?Você foi um membro de nossa chapa e com certeza o seu jeito humilde e honesto de lutar nos garantiu uma gama de votos também e lembra também que em nossas reuniões de formação de chapa sempre questionávamos isto, pois sabiamos da grandiosidade que o sindicato metabase alcaçaria através das mineradoras que tanto cresceram e também das misturadoras que tanto já se estabeleceram que hoje fazem parte do nosso associado, e sabe bem quanto eu que era uma proposta de chapa e que não foi cumprido também.


Fique Por Dentro, sabemos que hoje no estado de goias a força sindical entidade que o metabase se encontra filiado representa muito bem toda classe, o quê você tem a falar da força sindical com sindicato metabase? 

Jailson Alves R: a melhor escolha de mudança da história do sindicato metabase, pois nunca em eleições passadas tiveram o apoio e o respaldo que tivemos nesta eleição passada e não falando somente de suporte que tivemos mas também da simplicidade , honestidade e jeito sério de se fazer sindicalismo que nos ensinaram. E no mais um grande abraço ao nosso Presidente da Força Sindical do Estado o nosso vice Prefeito Rodrigão que esta sempre nos apoiando. 


Fique Por Dentro, Como funciona o balancete do sindicato metabase todo trabalhador e trabalhadora pode ter acesso, e qual procedimento para solicitação?

Jailson Alves R: Neste periodo nos foi apresentado apenas dois balancetes mas a maneira do contador como se diz , pois quando falamos de balancete falamos de algo sério, algo que se foi gasto, algo que foi pago por alguém e quando nos apresentam, nos mostram apenas uma receita bruta quando na verdade queremos ver é o balancete destrinchado de quanto , quando e porque foi gasto tal valor e não apenas o valor apresentado


Fique Por Dentro, Em campanha de eleição foi compromisso da atual diretoria fazer viagens com associados para Goiânia e Uberlândia para tratamento medico, isso esta em
pratica?

Jailson Alves R: Olha pra complementar esta resposta não. Pois realmente foi prometido e o que foi prometido tem que ser cumprido. O que ouvimos é que o sindicato não pode assumir o risco de levar um doente em carro particular do sindicato. Pois perai ninguém tá falando que os tais carros são ambulancias ou UTI's móveis, pois sabemos perfeitamente que ninguém que ver um infartado, um desmaiado, um convulsionado dentro de um carro deste indo para uberlandia ou goiania que seja, pois afinal isso nunca aconteceu, mas para examos sem risco pra quem as vezes nem condição financeira tem ou mesmo nem carro tem ai é diferente sim, pois o trabalhador tem que ser tratado com respeito conforto e dignidade, e se sempre se fez isso aleatoriamente, porque de uma hora pra outra se cortam e tentam dar uma justificativa nada convincente como o que foi dito acima e tudo bem se fica por isto mesmo?


Fique Por Dentro, presidente esta dando suporte e valor a toda diretoria para que o todos defendam o trabalhador com recursos necessário?

Jailson Alves R: infelizmente não, pois a nossa própria area de comunicação é a unica que não dispõe de nenhum meio de comunicação seja telefone, computador portátil ou mesmo uma simples maquina fotografica descente. Nas propostas de campanha de chapa era para se ter uma reunião mensal, compromisso firmado por todos independentemente e ultima reunião de diretoria que tivemos foi no mês de novembro e quando combramos as tais agora vem com aquele papo de estatudo que só prevê que as mesmas podem ser feitas a partir de três em três meses e cada a palavra que foi dita e assumida entre nós, pra mim palavra se vale muito mais que dinheiro, pois quando se tem caráter se cumpre a mesma independentemente do que se tenha que fazer.


Fique Por Dentro, vice presidente todos sabemos que a diretoria e colegiada quando alguma decisão vai ser tomada toda diretoria e comunicada ou simplesmente alguns são avisados, e se pelo menos abre a palavra ou o presidente toma qualquer decissão sem informar ninguem, isso acontece no sindicato?
Jailson Alves R: infelizmente o nosso colegiado não opna em algumas vezes não e quando questionamos o que se houve é que :isso é coisa a toa isso não precisa de todo mundo saber não.


Fique Por Dentro, todos nós trabalhadores e trabalhadoras sabemos que em negociações com as empresas existe um porcentual sobre o fechamento da negociação com as empresas, qual seria esse valor é como será aplicado em beneficio ao trabalhadores? é tem a possibilidade dessa divulgação para toda classe ?

Jailson Alves R: É feito um percentual de arrecadação que varia de empresa para empresa no qual se é denominado o nome de assistencia sindical.Quanto a valores exatos o próprio presidente poderia responder pois se fala em algo acima de R$:250.000,00 o qual foi arrecadado nestas ultimas negociações e então porque dizer que não tem dinheiro em caixa ou mesmo que não sobra no mês para fazer isso ou aquilo, pois sabemos que gastos necessários comprovados ninguém ou nenhum associado vai questionar, pois o que queremos é simplesmente saber aonde nosso dinheiro está indo.


Fique Por Dentro, Em conversa com diretor e secretario de comunicação Rogerio solicitei a ele a criação de uma castilha com todos os direitos dos trabalhadores, é segundo a resposta do diretor o valor ficou alto para fazer essa castilha, qual seria esse valor? o sindicato encontra com a conta vermelha mesmo depois dessa arrecadação?

Jailson Alves R: É realmente outra promessa de campanha e de chapa que está indo por agua abaixo, pois nada justifica que os direitos nossos não podem chegar até nós por falta de verba ou coisa parecida pois por mais alto que se possa pagar acredito que a mensalidade de cada um associado que seja cobriria o gasto de cada uma e ainda sobraria dinheiro para isso.


Fique Por Dentro, todos sabem que o sindicato possui dois automoveis para uso no dia-dia com a entidade, esses carros ficam com algum diretor ou possui uma garagem para guarda os mesmo? ou os carros ficam com presidente e vice presidente?

Jailson Alves R: outro questionamento feito por todos associados e por alguns diretores sobre este assunto é que os mesmo ficam sim com a minoria dos que estão na base para usá-los no dia a dia e quando se houve um questionamento o porque de não colocar adesivos nos mesmos, porque ai sim se qualquer um de nós os vissem nas ruas da cidade ou de outra cidade que seja poderiamos contestar ou pedir alguma justificativa e sabe a resposta que nos foi dada por quem os dirige: se colocar adesivos eu não ando mais nos mesmos , pois não vou por a minha vida em risco. Pois perai, andar direito e defender os direitos de quem trabalha é colocar em risco a propria vida? se for que seja ,mas pelo menos quando nos depararmos com esses veiculos nas ruas , nós poderiamos sim dizer se realmente estão trabalhando ou passeando. E além do mais o simples fato de querermos isto de uma maneira correta não quer dizer que nossa cidade é alguma cidade de faroeste, pra se ter tanto medo assim, pois afinal ninguém obrigou ninguém a entrar em chapa nenhuma e a partir do momento em que formos eleitos para defender o direito de alguma entidade publica ou privada, devemos honrar com os nossos compromissos assumidos.E para finalizar esta pergunta esta nossa ultima campanha foi vista como a mais disputada dos últimos anos e nem por isso ninguém tomou um tiro ou perdeu a vida em prol disso.

Fique Por Dentro, quando eu fazia parte da diretoria do metabase a diretoria liberada para ficar na base possuía um celular para cada diretor, e para a secretaria de comunicação que eu exercia o cargo se quer tinha um celular, a situação continua da mesma forma, secretario de comunicação sem ferramenta para os trabalhos?

Jailson Alves R: sim, como afirmei em resposta anterior o mesmo continua de pés e mãos atados, pois cobrança ninguém vai em porta de sindicato fazer, pelos menos com a maioria é assim , mas em cima de nós que estamos no dia a dia dentro da empresa a coisa é diferente, e como que vamos conseguir passar algum tipo de informação ou imagem se não nos dispomos de meios usados para isso, pois simplesmente acham que o site criado para a entidade é o fim do mundo, como que se todos os associados tivessem computador em casa ou internet que seja. Quantos outros meios mesmo de jornal em papel estão nos privando sem nos deixar fazê-los para serem entregues mão a mão, pois estes sim ninguém ou nenhum poderia reclamar que não estava sabendo ou não havia recebido, pois afinal os votos não foram pedidos assim no corpo a corpo?

Fique Por Dentro, qual são seu plano para esse ano de 2013 na função de Vice Presidente?

Jailson Alves R: indiscutivelmente defender o direito e o dever do trabalhador que me elegeu para isto, independentemente se estou agradando ou não há alguns, pois isto pra mim não importa e não me deixa esquecer que apesar de diretor ,primeiramente eu sou filiado associado e esse primeiro direito até agora ninguém me tira e vou cobrar primeiramente por ele, pois sou capaz de enxergar e pensar conforme um associado.
Um grande abraço a todos e sucesso a você e ao Badiinho pelo Blog mais famoso da cidade.
Fiquem com Deus


Fique Por Dentro, Deixa aqui a sua mensagem aos trabalhadores e trabalhadoras?

Jailson Alves R: " em dignidade, carater e honestidade não se coloca preço e não se negocia."
Podem sempre contar comigo e estou sempre aberto a criticas , sugestoões ou mesmo elogios, que nos levem ao resultado comum de sermos tratados e respeitados como trabalhadores e trabalhadoras que somos, por nossas empresas e pelo nosso sindicato.


Fique Por Dentro. Catalão 10/02/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário