Páginas

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Prefeitura entrega aparelho de ressonância magnética à população


A Prefeitura de Catalão fez a entrega nesta terça-feira (18), na Unidade Básica de Saúde e ESF do bairro Ipanema, do aparelho de Ressonância Magnética, à população catalana e a todas as cidades vizinhas.
Segundo o secretário municipal de saúde, Dr. Anwar Safatle, há mais ou menos um ano o aparelho foi adquirido pela Prefeitura de Catalão, através de licitação, e a empresa multinacional GE, uma das maiores fabricantes de produtos e maquinários na área médica venceu o processo licitatório.
O aparelho, que tem o valor de R$ 1.910.000,00, foi adquirido com recursos próprios da prefeitura, e é importado dos Estados Unidos, chegou ontem à Unidade Básica de Saúde do bairro Ipanema. O aparelho ficará na Unidade até a sala onde ele será instalado fique pronta, no Centro de Diagnóstico, ao lado do Hospital Materno Infantil.
(Imagem ilustrativa).

O aparelho retrata imagens de alta definição de qualquer parte do corpo humano. A previsão é que a próxima administração municipal viabilize o funcionamento da ressonância magnética no primeiro semestre de 2013, junto ao Centro de Diagnóstico. Atualmente, o exame pelo SUS é feito em Goiânia, e pela forma eletiva, fora de urgência, a espera do paciente pode levar até seis meses. Com um aparelho desses em Catalão essa espera vai ser bem menor.
O secretário municipal de saúde lembrou que a sala onde o equipamento será instalado está em construção, pois são necessárias várias exigências para o funcionamento e a manutenção correta do mesmo. “Estão sendo gastos cerca de R$ 500 mil só para a construção do local onde o equipamento será instalado, mas mesmo assim, ter um aparelho desses na cidade, é de extrema economia para os cofres públicos”, elucidou o secretário.
Segundo Alex Silva, o engenheiro da multinacional GE, responsável pela instalação do equipamento, “trata-se de uma Ressonância Magnética, que é um aparelho para exames médicos não invasivos de alta complexidade, de 1.5 tesla, que é capacidade do campo magnético do equipamento, e que atualmente, no mundo, esse de 1.5 tesla é o mais utilizado para exames.”

Alex explicou ainda que “Este aparelho que a prefeitura adquiriu tem várias bobinas, e conforme cada bobina utilizada, pode ser feito um tipo de exame, desde o exame de um tendão no pé, ou no joelho, até um exame de alta complexidade do cérebro, para detectar qualquer doença no cérebro desde um câncer, até o Mal de Alzheimer. Este aparelho é a ponta do que há de mais tecnológico na área de exames.”

Agora a área da saúde da prefeitura de Catalão estará habilitada a realizar diversos exames com excelente qualidade de imagem e segurança total para o paciente, garantindo altíssima qualidade das imagens em menor tempo de realização de exames.

fonte:catalao.gov.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário