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sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Governo prepara para novembro licitação para o VLT




A Secretaria da Região Metropolitana realizou na manhã de hoje uma audiência pública para discutir a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Goiânia. O evento, teve início às 8h30 no Auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, e contou com a participação do secretário da Metropolitana, Silvio Silva Sousa, na ocasião representando também a Secretaria das Cidades e o governador Marconi Perillo. Também participaram, a presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), Maísa Toledo, arquitetos, engenheiros, advogados, empresários e sociedade em geral. Após apresentação do projeto, os participantes puderam tirar dúvidas e fazer sugestões.

De acordo com o secretário Silvio Sousa (foto), o Veículo Leve sobre Trilhos é o “bonde da modernidade” e consiste na implantação de 30 trens com dois carros por trem e capacidade de acolher seis passageiros por metro quadrado. Em velocidade comercial, o VLT atinge os 23,5 km/hora, o dobro do ônibus biarticulado do Eixo Anhanguera.

Mais rápidoPara o funcionamento do VLT, o projeto inclui também a construção de 12 estações (paradas) e cinco terminais de integração. “O VLT fará o mesmo trajeto do Eixo Anhanguera, ligando o Terminal Padre Pelágio ao Jardim Novo Mundo, totalizando 13,6 km. Mas, dentre as inúmeras vantagens, está o fato de que os ônibus do Eixo Anhanguera fazem esse trajeto em 72 minutos, quando o VLT consegue fazê-lo em 36 minutos”, esclareceu Silvio Sousa.

O projeto também inclui a elaboração de um controle inteligente de semáforos, permitindo que o VLT tenha o próprio controle de paradas, o que diminui o tempo por quilômetro rodado entre uma estação e outra. “Nessa quantidade de 30 trens e com a velocidade calculada, o tempo de espera entre um e outro, nas estações, é de 3 minutos”, detalhou Silvo Sousa.

Maior capacidade

Atualmente, o Eixo Anhanguera atende mais de 240 mil passageiros por dia. Somado aos outros ônibus de Goiânia, que são 1478, o transporte público da capital goiana desloca 20 milhões de passageiros por mês. Justificando a implantação do novo transporte, o secretário diz que “mesmo tendo uma das tarifas mais em conta do País, já que com R$ 2,70 você pode andar por toda região metropolitana de Goiânia, com uma única tarifa, o transporte público aqui já não consegue mais atender a demanda com qualidade”.

Para menores transtornos durante as obras de instalação, o projeto prevê a reforma dividida em módulos. “Nós revitalizaremos por módulo. Enquanto ele estiver em obras, vamos desviar o fluxo. E assim por diante. Até terminarmos tudo em dois anos, tempo de transtorno que deve ser irrelevante se comparado aos 60 anos de benefícios com o novo transporte público”, concluiu o secretário.

De acordo com o cronograma do projeto, a perspectiva é abrir licitação (de cunho também internacional) em novembro e iniciar as obras em janeiro de 2013. O recurso utilizado para a implantação do VLT está estimado em R$ 1 bilhão.

Mais informações: (62) 3201-5261

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