Páginas

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Dia do Sim para mais 27 casais com Certidão de Casamento de graça




Muitos casais deixam de receber benefícios por não ter condições financeiras para as despesas do casamento. Mas na última quinta-feira, (25/10), no Núcleo de convivência Social, 54 pessoas mudaram de estado civil sem ter nenhuma despesa com a documentação.

Além da felicidade de terem realizado um sonho em participar da cerimônia, os casais conquistaram um importante documento: a Certidão de Casamento. De acordo com a responsável pelo Cartório de Registro Civil de Catalão, Roseane Cristina Mesquita de Assunção, a união estável não substitui o casamento no civil.

A falta do documento representa a perda de direitos importantes. Um exemplo é a não inclusão do cônjuge em planos de saúde em que o titular ainda não tenha a Certidão de Casamento apesar do tempo considerável de convivência.

Renovação do laço familiar

Caso a cerimônia fosse realizada sem a coordenação da Secretaria Municipal de Promoção e Ação Social, cada casal teria de desembolsar cerca de  R$ 300,00. A oportunidade fez com que casais que viviam juntos há mais de 30 anos, oficializassem a união.  O vigilante Rogério Nunes e a dona de casa Angela Maria do Nascimento foi um dos 27 casais que participaram da última edição do Casamento Comunitário do ano. “Acho importante a gente renovar o laço familiar perante a justiça, perante Deus, pois a gente tá junto há 8 anos”, explica Rogério.

A secretária municipal de promoção e ação social, Neusa Rios, ressaltou que a emoção de promover essa felicidade aos casais também é forte. “Tem muita gente aqui que não tem condições de fazer esse casamento e essa nossa parceria com o Cartório do Registro Civil de fazer essa oficialização e dar essa alegria aos casais é um momento muito bonito que nos faz feliz, e como é o último casamento sob nossa gestão, temos também a sensação do dever cumprido.”

Cidadania

O prefeito Velomar fez questão de participar de todas as 9 edições do Casamento Comunitário. “Foi uma oportunidade que nossa administração disponibilizou para que os casais transformassem a união estável em união civil, contribuindo para o exercício da cidadania, e, como estamos encerrando o Programa Casamento Comunitário da nossa gestão, ficamos muito felizes em poder transformar sonhos em realidade. Ainda temos metas a cumprir em outras áreas, alguns programas a serem concluídos. Sabemos que cumprimos muito mais do que foi assumido como compromisso, por isso estamos encerrando a gestão com o sentimento de dever cumprido, sabendo que tudo aquilo que foi possível, nós conseguimos realizar”, disse Velomar.


fonte:http://www.catalao.go.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário